Banda Sal da Terra realiza mais uma formatura do curso de percussão. Confira entrevista com o líder e maestro Valdemiro Santos

No último domingo (27/11) a Banda de Percussão Sal da Terra realizou a formatura da turma 2022 do curso de percussão. Essa foi a 17ª turma formada, composta por 18 alunos e alunas de diversas idades que se tornaram aptos a adorar ao Senhor com os tambores. 

O curso é voltado para pessoas com idade a partir de 12 anos e é realizado no período de 3 meses. As aulas são ministradas aos sábados, com duração de 2h cada, completando uma carga horária de 26h. 

Confira abaixo a entrevista com o maestro e professor Valdemiro Santos sobre o curso de percussão. 

 

1. Como é feita a preparação dos músicos? Que tipos de assuntos são tratados no curso? 

Valdemiro: Nas aulas, ensinamos teoria, breve histórico sobre a percussão – com a disponibilização de material impresso contendo informações técnicas -, alinhando com  a base bíblica sobre a percussão ao longo da história. Em se tratando de prática, ministramos introdução ao samba reggae, com suas variações e ritmos (merengue, suingue de uma/duas, samba de roda dentre outros).

 

2. Os alunos formados já podem tocar no Impacto de Carnaval?

Valdemiro: O objetivo do curso, além de capacitar, é resgatar no aluno algo que faz parte da nossa cultura e também nos apropriarmos do que, para nós cristãos, é uma arma de batalha espiritual.

Durante o curso realizamos avaliação continuada e, ao final das aulas, algumas pessoas são selecionadas para tocar não só no Impacto, mas também durante as caminhadas e evangelismos que temos durante todo o ano, junto com aqueles que já fazem parte da banda Sal da Terra.

Para isso, após o curso, iniciamos o período de ensaios que também dura em média 3 meses. Entretanto, além dessa aprovação, é necessário atender aos critérios estabelecidos pela IBMI para tocar no Impacto e nos demais eventos.

 

3. Os alunos formados irão participar da banda que toca nos cultos?

Valdemiro: Além da banda que participa das caminhadas e eventos evangelísticos, temos outra formação que é composta também por voz e instrumentos de harmonia, a qual chamamos de “banda menor”. Essa formação é utilizada nas ministrações em ambientes internos ou em alguma programação em que o convite é específico para a banda menor.

Para se tornar integrante dessa banda, é necessário um tempo de adaptação ao formato, pois utilizamos outra dinâmica, sendo que a musicalização já muda pela introdução dos instrumentos harmônicos e das vozes.

O ingresso de novos componentes é feito de forma gradual, mas todos os percussionistas que ministram atualmente na banda menor são oriundos do curso de percussão da IBMI. Sendo assim, aqueles que se dedicam podem sim ter a oportunidade de compor a banda menor.

 

4. Qual a importância do aprendizado da percussão para a igreja, para o evangelismo e para fazer a diferença na cidade de Salvador?

Valdemiro: O tambor tem um papel importante na história dos povos, pois todos os grandes acontecimentos e celebrações eram precedidos, anunciados e festejados com o toque do tambor, tanto no contexto secular, como no cristão. Então, dentro do nosso trabalho, o tambor tem o papel de chamar, anunciar, celebrar e principalmente de adorar.

 

5. E em relação à preparação espiritual? Como é feito o discipulado?

Valdemiro: Seguindo a orientação dos nossos pastores, para desenvolvermos qualquer atividade na igreja precisamos estar inseridos no discipulado. Nesse sentido, realizamos o discipulado quinzenal, normalmente só com o grupo da percussão e, desde outubro deste ano, estamos participando do discipulado com o Pr. Geovani Santangelo. Além disso, temos reuniões de oração e consagração durante o ano e principalmente no período próximo ao Impacto de Carnaval.