História

O Bloco Sal da Terra é um bloco evangélico vinculado à Igreja Batista Missionária da Independência (IBMI), localizada no bairro de Nazaré, que desfila entre a sexta e terça-feira de Carnaval de Salvador no Circuito Batatinha – Pelourinho.

Criado no ano de 2000, o bloco tem como objetivo evangelizar no Carnaval do Pelourinho, por meio do projeto Impacto Evangelístico de Carnaval, sendo que já participou de forma ininterrupta de 20 edições da festa, constituindo um dos maiores blocos do circuito, com média de 500 integrantes por ano. Nesse tempo,tem sido possível perceber que enquanto desfila, o grupo gera uma atmosfera diferenciada nas ruas do Centro Histórico, pois além da pregação da Palavra de Deus, promove valores cristãos, como a paz, o amor, a alegria, a valorização da vida, o respeito ao próximo, o combate às drogas, entre outros, chamando a atenção dos foliões locais e turistas nacionais e internacionais que frequentam o local.

A estratégia consiste em levar ao percurso do carnaval, no período da tarde, um bloco composto pela banda de percussão Sal da Terra, acompanhada de instrumentistas de sopro, alas de dançarinos, personagens infantis e fiéis que tomam conta das ruas do Centro Histórico. Ao longo do trajeto, são distribuídos folhetos, realizadas orações e abordagens de membros do bloco que compartilham o Evangelho. Já no período da noite, o bloco conta com um palco instalado na Praça da Sé, no qual são desenvolvidas diversas atividades artísticas, como apresentações de música e teatro adulto e infantil, performances de dança, roda de capoeira, tudo com o foco na evangelização. As atividades começam no turno noturno da sexta-feira e vai até terça-feira de Carnaval, durante a tarde e a noite.

Ao longo do tempo, o projeto evangelístico passou a ser reconhecido em todo Brasil e até em outros países e atraiu diversos grupos artísticos do segmento evangélico nacional e internacional. É o caso do bloco de maracatu recifense Rugido do Leão e da Bateria de Escola de Samba da Bola de Neve, de Santos, que já realizaram intercâmbios musicais no Pelourinho. Além disso, a Praça da Sé tem sido palco para artistas de grande destaque, como o cantor de samba-reggae Lázaro, o representante do reggae Nengo Vieira, o sertanejo Marcos Nunes, o sambista Waguinho, bem como a maior banda internacional de reggae, Christafari.

A notoriedade do Sal da Terra tem rompido as fronteiras do universo religioso e se tornado alvo da atenção de pesquisadores acadêmicos brasileiros e europeus interessados em conhecer a interação entre o universo percussivo baiano e a espiritualidade cristã, os quais têm vindo a Salvador para conhecer o trabalho do bloco.

Quer saber mais sobre a história do Bloco Sal da Terra? Confira a entrevista com o Presidente do bloco, Pastor Ubirajara Gomes e Silva, e fique por dentro do desenvolvimento do projeto ao longo dos seus 20 anos. 

 

Confira alguns registros de todos os anos do  bloco Sal da Terra na Retrospectiva Bloco Sal da Terra 20 Anos: