Tonzão Chagas é atração do Bloco Sal da Terra em 2017

tonzao
O já tradicional bloco Sal da Terra, formado por integrantes da Igreja Batista Missionária da Independência (IBMI), apresenta mais uma novidade musical ao Pelourinho durante o carnaval. Depois de trazer um dos ícones internacionais de reggae gospel, o grupo Christafari, e a escola de samba paulista Bola de Neve, neste ano a grande atração do Palco da Sé será o funkeiro carioca Tonzão.
 
Ex-membro do grupo Os Hawaianos, Tonzão tornou-se evangélico e é um dos representantes do gênero funk no cenário gospel, ganhando notoriedade com hits de sucesso, como “No Passinho do Abençoado”, que alcançou cerca de 9 milhões de visualizações na internet. “O funk é a cultura da periferia. A batida é a mesma, a mensagem que é diferente. A dança é uma forma de evangelizar”, defende Tonzão. Nos shows saíram de cena roupas curtas, letras maliciosas e danças sensuais, dando espaço a figurinos comportados, temas religiosos e coreografias tão animadas quanto antes. Confira a música “No Passinho do Abençoado” no link:  https://youtu.be/ztqEb_nDeTs?t=8s
 
Esse é o décimo oitavo ano que o bloco Sal da Terra desfila no circuito Batatinha. Outras atrações participarão dos cinco dias de atividades (24 a 28/2), como o cantor de samba-reggae Lázaro (ex-olodum e agora deputado), o sambista Waguinho (ex-membro do grupo Os Morenos), o forrozeiro universitário Marcos Nunes e a banda de percussão Sal da Terra. Além disso, o bloco contará mais uma vez com a participação do grupo Boca na Rua, de João Pessoa/PB, que realiza performances de clown, malabares, dança pirofagia e teatro. Haverá também programação infantil a partir do sábado de carnaval.
 
Segundo o pastor Ubirajara Gomes, presidente da IBMI e coordenador do bloco, a atuação do Sal da Terra no carnaval dá continuidade ao trabalho que Jesus fez quando viveu na terra. “Se Jesus estivesse fisicamente aqui, certamente Ele estaria proclamando o seu Evangelho dentro do Carnaval conosco. A mensagem é a mesma. Arrependam-se, pois é chegado o Reino de Deus”, afirmou.
 
Bloco Sal da Terra – Lançado em 2000 pela Igreja Batista Missionária da Independência, o bloco percorre as ruas do Pelourinho durante o carnaval de Salvador, integrando a programação do circuito Batatinha. As atividades compreendem a realização do desfile no período da tarde e shows abertos ao público durante a noite em um palco instalado na Praça da Sé.
 
Na sexta, as ações são realizadas apenas no período noturno. Entre o sábado e a terça, o desfile sai da Ladeira da Independência, onde se localiza a sede da igreja, e vai em direção ao Pelourinho, percorrendo o mesmo trajeto dos outros blocos da festa. O percurso é conduzido pela percussão e metais da banda Sal da Terra, liderada pelo músico ex-integrante do Olodum, Valdomiro Santos, que tem sonoridade já conhecida dos grupos baianos. Os músicos são acompanhados pelos dançarinos do grupo de dança Equilíbrio e pelos bonecos e personagens do grupo de teatro Elohim.
 
No final da tarde, enquanto o bloco termina o desfile, iniciam-se as atividades no palco instalado na Praça da Sé. O grupo de teatro realiza apresentações performáticas para o público infantil, seguido do grupo de capoeira Moré, que faz uma roda aberta ao público. No período da noite são realizados os eventos com shows musicais e apresentações de dramas, dança contemporânea, malabares, etc. A programação na Praça da Sé é aberta ao público.
 
Imagem: Internet

PROGRAMAÇÃO
 
24/02: Sexta-feira
20h: Show com a banda Sal da Terra – Palco na Praça da Sé
25 a 28/2: Sábado a Terça-feira:
15h30: Desfile no Pelourinho
16h30: Teatro Infantil – Palco na Praça da Sé
18h30: Roda de Capoeira – Palco na Praça da Sé
20h: Programação no Palco na Praça da Sé
      
Shows do Palco na Praça da Sé:
24/3 – Sexta-feira: Banda Sal da Terra
25/2 – Sábado: Waguinho
26/2 – Domingo: Lázaro
27/2 – Segunda-feira: Marcos Nunes
28/2 – Terça-feira: Tonzão